segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Humildade - Aprenda a desejá-la

Muitas pessoas não entendem o que é, de fato, ser humilde, associando esse comportamento à passividade, que, por sua vez, é constantemente ligada à baixa-estima e à autocondenação.

O entendimento errado do que é ser humilde leva inúmeras pessoas a acreditarem que são incapazes. A verdadeira humildade compreende respeito e consciência de que existe uma verdade absoluta e perspectivas maiores que precisam ser consideradas.

Quem tem a qualidade de ser humilde não é fraco nem passivo, mas confiante. Compreende os seus limites vencendo os obstáculos através da fé, pois somente assim entende quem pode ser, sem se cobrar se é pior ou melhor que o outro, e jamais subestimar a sua própria capacidade ou a de qualquer outra pessoa.

Se uma pessoa se julga forte ou capaz de realizar algo, faz bem pensar que pode ser útil e importante com sua capacidade de servir. Enganam-se aqueles que pensam que ao se diminuírem agradam o coração de Deus. A auto-estima precisa estar fortalecida para que, no dia da tribulação, a pessoa saiba que pode lutar e vencer todas as coisas, acreditando na providência de Deus.

É preciso ser humilde para aprender a escutar, pois até mesmo uma criança com toda a sua inexperiência de vida é capaz de ensinar coisas maravilhosas para os adultos. Reconhecer falhas também é um passo importante para o crescimento espiritual e emocional.

Não existe um ser humano que retenha toda a sabedoria. Uma pessoa que se julga verdadeiramente humilde precisa estar sempre aberta a adquirir conhecimento, sem discriminação de cultura ou grau de instrução. Reconhece que uma informação importante que lhe acrescenta conhecimento pode vir até de uma criança de colo, com um simples gesticular

Nenhum comentário:

Postar um comentário