quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lição de vida

Boa tarde a todos!

Gostaria de compartilhar com voces a historia de vida de um grande amigo que tenho, ele se chama Fabio Batista. Leia.

Olhares e pensamentos de um ex-motoboy

" Ao me sentar diante do computador e redigir este texto, fico pensando quantas pessoas do nosso País, da nossa sociedade, estão realmente buscando uma mudança em suas vidas, pessoal e profissional. Trabalhei com vendas, cobrança e área comercial, até que um belo dia acordei e descobri que minha mãe estava com câncer. Depois de 30 dias da descoberta, ela faleceu. Na seqüência, fiquei desempregado, a namorada engravidou e meu chão desabou. Fui despejado da casa onde morava, situação pra lá de humilhante. Bem, pai eu não tenho, nunca tive, tão pouco parentes que pudessem ajudar.

A namorada foi pra casa da mãe. Eu até cheguei a ficar por lá uma semana, mas vocês sabem como é visita na casa de sogra... Depois de três dias, é que nem peixe, começa a cheirar mal. O que sobrou para mim foram as ruas; 17 dias nas ruas e dez no albergue. Esta experiência não recomendo a ninguém, mas ela mudou minha vida. No primeiro momento, para pior e, no segundo, para melhor. Mas o elemento principal foi minha força de vontade e uma rede de coincidências que me ajudaram a melhorar.

Passado este período nas ruas, fui para casa de um amigo; com a ajuda dele e de outros dois amigos, fui trabalhar como motoboy. Eram quase 17 horas por dia correndo no trânsito louco e caótico de Sampa. Mas tudo bem, no final do mês eram 1.800 reais na conta pra comprar as coisas do bebê e continuar a vida. Como motoboy, aprendi que respeitar o próximo é fundamental para sobreviver, não que eu já não soubesse disto. É que, muitas vezes, é necessário ter pelo próximo um respeito que nem mesmo ele tem por si próprio. Você que dirige sabe do que eu estou dizendo. Por exemplo, você esta na Marginal Pinheiros, pista do meio, dá a seta para ir para a esquerda, o carro da esquerda acelera para você não passar e se você insistir, já sabe o que vem pela frente.

Hoje, nas ruas de Sampa, temos uma verdadeira guerra entre carros e motos. Os motoboys, por sua vez, criaram e incorporaram a cultura de que eles são mais importantes que os demais. Que só eles têm pressa, só o trabalho deles é importante. Na realidade, não é assim. Cada trabalhador desta cidade tem a sua importância, seja o gari, o motoboy ou um alto executivo em seu carrão. O motoboy acorda cedo sai de casa rumo à empresa como muitos outros trabalhadores. Então nada justifica a sua falta de educação e desrespeito no trânsito. Não que eu nunca tenha transgredido as regras, mais aprendi, e rápido, muito rápido, que cada vez que você transgride, você falta com respeito a você e ao próximo, sem contar que uma única vez pode lhe ceifar o bem mais precioso: a vida.

Trabalhei nas ruas durante longos e duros três anos e nove meses. Sol, calor e chuva fazem parte deste contexto. Durante o dia, no esporádico, onde se recebe 5,50 por hora trabalhada e, como a maioria, à noite, em uma pizzaria. Para aqueles que acham que motoboy é tudo bandido e mal educado, eu posso dizer nem todos, mas tem cara que sai de casa de jaqueta e mochila, pinta de motoboy pra fazer 157, assalto a mão armada. Daí o preconceito é geral, todo mundo tem medo e não é pra menos. Cheguei a presenciar oito assaltos em um único dia, fora latrocínio, roubo seguido de morte.

Motoboy que chuta retrovisor também tem aos montes e para que, eu me pergunto. Grandes amigos durante este período eu fiz, muitos deles já se foram, morreram no trânsito... acidente assalto, hoje são estatísticas. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nos últimos quatro anos, a frota de motos na capital paulista cresceu 53,3%, e o número de óbitos de motociclistas, 38,5%. Já a falta de educação, ninguém calculou, mas os números estão aí e não foi eu quem fez a conta. Lá, no início deste texto, eu disse que uma rede de conhecidências mudou minha vida, então irei falar disto agora.

O apresentador Luciano Huck teve seu rolex roubado por dois motoqueiros em 2007, na região do Itaim Bibi, zona sul de sampa. O assunto causou muita polêmica devido a uma carta do apresentador ao jornal Folha de São Paulo comentando a sua indignação. Na contra-partida, o cantor e escritor Ferrez deu o seu parecer favorável à ação dos bandidos. Eu não acreditei nem na contra partida do Ferrez, nem no fato do Luciano Huck ter ficado tão indignado com algo que lamentavelmente é tão corriqueiro em nossa cidade e acontece com muitas pessoas no decorrer do dia ter acontecido com ele.

Escrevi uma carta para o painel do leitor da Folha de São Paulo, que foi publicada e lida por muitas, muitas pessoas, mais teve uma em especial que leu e mudou minha vida, foi o ex-secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, que após ler, pediu para suas secretarias me procurarem. Após uma longa conversa, recebi um convite de trabalho que mudou minha vida. Hoje, trabalho no Poder Público desde novembro de 2007 e posso dizer que me encontrei, pois gosto do que faço e tenho talento para fazer. Aprendo todos os dias um pouco mais sobre a infra-estrutura urbana de nossa São Paulo e os problemas que mais a afetam e dou de maneira correta e responsável encaminhamento aos setores responsáveis para que o problema se resolva.

Somente no ano de 2009, foram mais 1.900 solicitações atendidas. E eu fiz grandes, grandes amigos em várias comunidades da grande São Paulo. E tento passar a eles a importância de respeitar o próximo e exercer a sua cidadania para que possamos ter uma cidade digna e mais humana. Quero ressalvar que as conhecidências ajudaram, mas a mudança profissional só vem com empenho e dedicação e a mudança pessoal, só acontece quando somos capazes de observar nossos erros e corrigi-los para que não mais o cometamos. De tudo isto que aconteceu comigo, irei levar a maior riqueza que um homen pode ter: o conhecimento adquirido, pois isto ninguém me tira. E São Paulo, por mais problemas que tenha, é a cidade do meu coração. Eu adoro este lugar e por isto costumo dizer às pessoas: exerca a sua cidadania, exerca o seu amor por São Paulo."

Texto retirado do site:
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=20298

Nenhum comentário:

Postar um comentário